radio logo

Conheça nossos programas

Navegue pelos episódios dos programas da Rádio UFRJ, selecionando a capa correspondente. Enquanto você escolhe o que deseja ouvir, pode continuar curtindo nossa programação ao vivo.

Conheça o AudioLab Geo, aplicativo de rádio geolocalizado que oferece áudios sobre pontos de interesse histórico, cultural e social de espaços urbanos. Desenvolvido originalmente na UERJ, o app é hoje uma plataforma compartilhada por diversas universidades, como UFRJ, UFMA, UFOP, UFMT e Unisc. Disponível na Play Store e no site www.audiolabgeo.uerj.br

[Saiba+]

O futuro do país voto a voto: uma cobertura colaborativa das emissoras afiliadas à Rede de Rádios Universitárias do Brasil (Rubra).

[Saiba+]

Programa dos professores e professoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Notícias e comentários sobre educação, ciência, cultura e política toda sexta, às 10h com reprise às 15h, pela Rádio UFRJ e em diversas plataformas de podcasting.

[Saiba+]

Produzido e apresentado por Marcelo Brissac, tem como tema a poesia sonora, bem como a poesia concreta. Parte do material vem do acervo da Fondazione Bonotto e outra parcela é de arquivo pessoal. A série traz repertório raro de artistas de vários países, como Tomomi Adachi, Zuzana Husárová, Augusto de Campos, Jaap Blonk, Anne le Troter, Gerhard Rühm, Décio Pignatari, Henri Chopin e Haroldo de Campos, e abre espaço, também, para os novos autores do Brasil e do mundo. Toda quinta, às 22h, na Rádio UFRJ.

[Saiba+]

Chá de Fita, psicodelia e música maldita! O programa Chá de Fita traz uma proposta de psicodelia expandida, apresentando músicas inusitadas com o propósito de “abrir a mente” do ouvinte para novas possibilidades estéticas e políticas, sem deixar de trazer, como pano de fundo, questões sociais importantes de nosso tempo, levando em consideração que a música sempre foi uma das formas de se criticar o poder instituído ao longo da história humana – e, em especial, as músicas psicodélicas, que nasceram na década de 1960 e acompanharam as novas demandas levantadas pelo maio de 1968. Músicas diferentes do padrão comercial da indústria fonográfica, canções desconhecidas, lados B e lados Z, bootlegs, gravações “perdidas”, ritmos marginais, artistas excêntricos, canções “cafonas” que a história oficial invisibilizou, música estranha do mundo de qualquer época: tudo isso você ouve no programa Chá de Fita, sempre com bom humor e consciência de classe. Aqui você só escuta o que você só escuta aqui! Chá de Fita, o programa que desprograma!

[Saiba+]

A ciência está presente no que fazemos, usamos, consumimos e até pensamos. Ciência no Dia a Dia é um programa produzido e apresentado por Mariana Guenther, professora da Universidade de Pernambuco, que traz descobertas e curiosidades científicas e como elas podem ser aplicadas ao nosso cotidiano. A ciência aplicada e descomplicada! Sempre na terceira sexta-feira do mês, um novo episódio vai ao ar pela Rádio UFRJ (https://radio.ufrj.br/), às 11h, com reprise às 16h, e reapresentação na semana seguinte.

[Saiba+]

O Comunica Extensão é um programa da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ que traz informação e entrevistas, promovendo debates entre nossas ações extensionistas e conectando a cidade e o Estado do Rio de Janeiro ao seu circuito cultural, formativo e econômico. Ouça na #RádioUFRJ às terças, às 10h, com reapresentação às 15h.

[Saiba+]

O que conecta você à Universidade? Toda segunda-feira, a Coordenadoria de Comunicação Social da UFRJ (Coordcom) apresenta um resumo com as principais notícias da Minerva. Acesse nosso site (www.conexao.ufrj.br) e nos encontre nas redes sociais (https://linktr.ee/ufrj.oficial).

[Saiba+]

Produção realizada por estudantes do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ, com a orientação da professora Alessandra Vanucci. A direção geral é de Mariana Pantaleão. A peça, baseada na leitura do texto Vem Buscar-me que Ainda Sou Teu, de Carlos Alberto Sofredini, foi apresentada na e-Mostra Mais 2021. É dividida em três episódios e vai ao ar pela Rádio UFRJ (https://radio.ufrj.br/), às quartas-feiras, às 12h, com reprise às 17h, ao longo do mês de maio de 2022.

[Saiba+]

Diálogos Cariocas 2020 é um espaço de debates acerca dos desafios e dilemas contemporâneos enfrentados pela cidade do Rio de Janeiro. O podcast foi desenvolvido a partir de ciclo promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ em parceria com o Departamento de Geografia da UFRJ, o laboratório de Geo-Hidroecologia (GEOHECO), o grupo de pesquisa Território e Cidadania da UFRJ e o projeto Diálogos Suburbanos. Reunindo diferentes setores da sociedade, múltiplas vozes, saberes e práticas, trata-se de refletir sobre problemas urbanos, interrogando seus fatores condicionantes, seus efeitos, desigualmente distribuídos, às soluções já experimentadas, seus limites e potencialidades. Trata-se também de formular propostas, de imaginar novos caminhos com vistas à necessária reconstrução das formas de viver a de habitar a cidade. Serão ao todo seis episódios lançados até as eleições municipais, momento em que os temas urbanos e locais ganham maior destaque. Em cada episódio, convidados de diferentes áreas de atuação propõem leituras, pontos de vista e compartilham suas experiências sobre um tema de impacto. Roteiro, produção e apresentação: Orlando Calheiros. Entrevistas: Orlando Calheiros e Carla Bezerra.

[Saiba+]

O melhor da produção radiofônica dos estudantes de Jornalismo e de Radialismo da Escola de Comunicação da UFRJ, nas atividades práticas de disciplinas como "Radiojornalismo" e "Produção Radiofônica". Os conteúdos vão ao ar em horários variados na Rádio UFRJ. Importante: devido à pandemia de Covid-19 e aos riscos sanitários da utilização de estúdio, todo o material foi produzido com equipamentos caseiros.

[Saiba+]

Apresentado por Ronaldo Canabarro, "Dissidências Sexuais" é um programa ao mesmo tempo leve e sério, que discute temas relacionados a gêneros e sexualidades "com muito bom humor e, claro, muito respeito". Cada episódio traz uma pessoa convidada diferente.

[Saiba+]

Boletim semanal com notícias do mercado da música no Brasil e no mundo e dicas de lançamentos de diversos gêneros, sempre com destaque para artistas nacionais. No ar pela Rádio UFRJ (https://radio.ufrj.br/) todas as quartas, ao meio-dia, com reapresentação às 17h, ou a qualquer hora na sua plataforma de podcasting preferida.

[Saiba+]

O programa quer revelar o que há de melhor na música independente do Brasil. A cada quinze dias, um artista ou grupo é entrevistado e a conversa aponta os caminhos da criação, as escolhas na condução das carreiras, as influências e conexões entre o fazer dos músicos. Carlos Eduardo Lima (celulapop.com.br) e Ricardo Benevides conduzem o papo e comentam as canções em destaque. Ficha Técnica Curadoria e apresentação: Carlos Eduardo Lima e Ricardo Benevides Produção: AudioLab – Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação Social da Uerj Produção executiva: Gisele Sobral Edição e trabalhos técnicos: Leonardo Pereira Locução: Hannah Jacques Canção tema de abertura: Ricardo Benevides e Vitor Mourão Arte e design: André Flauzino Apoio: portal Célula Pop

[Saiba+]

"Eu e meu livro" é um programa bem curtinho em que um autor fala sobre seu próprio livro: a ideia inicial, o processo de criação, a relação com a obra. Os ouvintes vão ficar morrendo de vontade de ler!

[Saiba+]

O Explicaê é um programa que busca responder perguntas frequentes de estudantes de graduação, principalmente quem está chegando à UFRJ. Extensão, bolsas, auxílios e as manhas dos sistemas da universidade são alguns dos temas da primeira temporada. A cada episódio, um convidado especialista na área compartilha dicas que sem dúvida irão te ajudar. Tem alguma dúvida? Alguma sugestão? Manda pra gente pelo instagram @radio.ufrj. Ah, e ouça ao vivo na #RadioUFRJ às quartas, ao meio-dia, com reapresentação às 17h.

[Saiba+]

As principais notícias do momento, contextualizadas e aprofundadas, com a participação de estudantes da disciplina Laboratório de Áudio, do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).

[Saiba+]

Reportagens produzidas pela Rádio UFRJ, emissora educativa vinculada ao Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A reprodução é livre mediante crédito.

[Saiba+]

Programa produzido e apresentado por pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes-UFRJ). Vai ao ar a cada duas semanas, às 10h, com reprise às 15h, na Rádio UFRJ.

[Saiba+]

Informações com respaldo científico sobre plantas medicinais, alimentícias e tóxicas, abordando curiosidades, fatos históricos, fitoterapia e uso racional e seguro. O programa é veiculado toda quinta-feira, às 11h com reprise às 16h, na Rádio UFRJ, e faz parte de projeto de extensão da Faculdade de Farmácia coordenado pelo prof. Leopoldo C. Baratto, que possui canais de divulgação científica nas mídias sociais Facebook e Instagram (@plantaciencia) e website (www.plantaciencia.com).

[Saiba+]

Mulheres Intelectuais de Ontem e Hoje é um programa que aposta na construção de uma cultura e uma tradição que valoriza o trabalho intelectual de mulheres. Para isso, o programa apresenta semanalmente breves biografias e o pensamento de mulheres de diversas áreas, locais geográficos e tempos históricos distintos. O programa é desenvolvido em conjunto pelo Grupo de Pesquisa Decolonial Carolina Maria de Jesus, da UFRJ, e pelo Grupo de Estudos em Reflexão Moral Interdisciplinar e Narratividade (Germina), da UFSC. Vai ao ar toda quinta-feira, às 14h, com reprise às 19h, pela Rádio UFRJ.

[Saiba+]

Programa informativo, apresentado por Jorge Ramos, com análises e entrevistas sobre os principais assuntos do momento, sempre ouvindo pesquisadores(as). Novo nome do antigo Vozes do Mundo, veiculado durante a temporada 2020. Ouça toda quarta, ao meio-dia, com reprise às 17h, na Rádio UFRJ ou na sua plataforma favorita.

[Saiba+]

Programa do Laboratório de Etnomusicologia da Escola de Música da UFRJ sobre a diversidade de culturas musicais existentes no tempo e no espaço, seus produtores e espaços de circulação. Explora pesquisas sobre música indígena, música preta brasileira, música e religião, música em escolas, música na Maré e de blocos carnavalescos ou grupos de cabocolinho e suas interlocuções com culturas musicais no Brasil e no exterior. A cada duas semanas, às quintas-feiras, às 21h, na Rádio UFRJ ou nas diversas plataformas de podcasting.

[Saiba+]

Inspirar mulheres e ajudá-las a chegar cada vez mais longe. Essa é a missão do Nasci Assim. Com o podcast, queremos dar visibilidade à trajetória de mulheres fantásticas que, muitas vezes, estão escondidas E, por meio dessas histórias, discutir temas pertinentes ao universo feminino. É ouvindo o que essas mulheres têm a nos dizer, sejam as que nasceram mulheres ou se tornaram mulheres ao longo de sua trajetória, que podemos nos fortalecer e amplificar nossa voz em diversos canais.

[Saiba+]

O Observatório das Metrópoles, vinculado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), apresenta o seu Boletim Semanal com notícias sobre a vida nas cidades, como habitação, mobilidade, economia e meio ambiente. Vamos refletir juntos sobre os desafios metropolitanos colocados ao desenvolvimento nacional? Toda quinta-feira, às 14h, com reapresentação às 19h, na Rádio UFRJ e na sua plataforma de podcasting preferida.

[Saiba+]

Programa produzido pela Rádio Batuta com a missão de pescar pérolas pouco conhecidas do acervo musical do Instituto Moreira Salles (IMS), voltado principalmente para discos em 78 rotações. A seleção dos fonogramas é do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos. O acervo está disponível no site discografiabrasileira.com.br.

[Saiba+]

Troca de ideias com artistas e pensadores que estão na linha de frente da inovação e da experimentação. Uma produção da Rádio UFRJ, no ar às segundas-feiras, às 21h, ou a qualquer momento na sua plataforma preferida.

[Saiba+]

Podcast de entrevistas com pessoas que lutam por diferentes direitos humanos no Brasil. Uma realização do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande de Norte (UFRN), com recursos da Pró-Reitoria de Extensão.

[Saiba+]

Iniciativa do Grupo de Pesquisa e Extensão Prevenção a Violência Sexual da da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Prevenção em Foco é um podcast que, por meio de entrevistas, em um bate papo dinâmico, constrói um espaço para debater assuntos relativos a gênero, raça, sexualidade, violência, políticas públicas, legislação, saúde e outros temas que atravessam esse campo. Convidamos pesquisadores, professores, ativistas, profissionais da ponta e pessoas que reúnem todas essas características, que possam trazer novas visões e ideias para o debate.

[Saiba+]

Programa de divulgação científica, produzido pela professora Mariana Guenther, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco. A cada episódio, um bate-papo leve e descontraído com pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, incluindo temas como vocações, descobertas, curiosidades, alegrias e os desafios da vida do cientista. Vai ao ar pela Rádio UFRJ (https://radio.ufrj.br/) sempre na primeira sexta-feira do mês, às 11h, com reprise às 16h, e reapresentação na semana seguinte.

[Saiba+]

O Resenha.mp3 é um programa onde a gente conversa e traça um panorama sobre músicas, artistas, álbuns e tudo que se insere no universo musical. Criado por jovens graduandos da Escola de Comunicação da UFRJ nascidos entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000, o Resenha.mp3 é uma ode à música da nossa geração. Nele, abordamos de tudo um pouco, desde a era dos mp3 até a maré de streamings, sempre com muita informação e bom humor.

[Saiba+]

Programa dedicado às performances e criações musicais dos alunos da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A proposta é incentivar e divulgar a produção artística dos alunos de bacharelado, licenciatura, mestrado e doutorado da instituição. A cada duas semanas, às quintas-feiras, às 21h, o programa é veiculado na Rádio UFRJ.

[Saiba+]

Reportagens de divulgação científica e tecnológica produzidas por estudantes de Comunicação em parceria com o Núcleo de Rádio e TV da UFRJ, fomentando a circulação do conhecimento produzido no âmbito da universidade. A reprodução é livre mediante crédito.

[Saiba+]

Se você é nerd mesmo, então prova! Toda mulher nerd já deve ter sido questionada no contexto da cultura pop, como se esse não fosse o seu lugar. Afinal, ainda dizem que é tudo coisa de menino, né? Nesse programa, nós, Estela e Amanda, vamos investigar a posição da mulher dentro da comunidade nerd com entrevistas e histórias. Ouça na Rádio UFRJ toda segunda-feira, às 21h, ou na sua plataforma preferida.

[Saiba+]

Idealizado por integrantes do Laboratório de Estudos Africanos (LEÁFRICA) do Instituto de História da UFRJ, o programa traz debates temáticos entre especialistas, professores e ativistas africanos e brasileiros sobre história da África e conexões com o Brasil. Vai ao ar todas as terças, às 21h, pela Rádio UFRJ e também nas mais diversas plataformas de podcasting.

[Saiba+]

Quer ficar por dentro do som que rola nos palcos cariocas? Então, chega junto! O boletim Sonar Rio traz a agenda semanal de shows, com destaque para o circuito independente, além de coberturas exclusivas e um bate-bola com quem está fazendo a cena musical na Cidade Maravilhosa.

[Saiba+]

Programa desenvolvido em projeto de extensão do Laboratório de Estudos em Atenção Primária da Faculdade de Medicina da UFRJ que traz outra perspectiva sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), alvo de narrativas enganosas de interesses contrários ao acesso universal e gratuito à saúde pública. Todas as terças, ao meio-dia, com reprise às 17h, na Rádio UFRJ.

[Saiba+]

Ciência, inovação e tecnologia desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Tecnoversas apresenta as pesquisas e os projetos elaborados pelas cinco unidades do CT: Escola Politécnica, Escola de Química, Coppe, Instituto de Macromoléculas e Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides). O programa vai ao ar pela Rádio UFRJ a cada duas semanas, sempre às quintas-feiras, às 10h, com reapresentação às 15h. Ficha Técnica: Produção: Decania do Centro de Tecnologia e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe). Locução e Edição: Gabriel Savelli.

[Saiba+]

Um mergulho no colorido universo da música sul-americana, no mais claro portunhol. Ultrasonidos é um programa especializado em música sul-americana (Chile, Colômbia, Argentina, Equador, Uruguai etc.). Cada edição traz artistas que unem o rock, o hip-hop e as inúmeras vertentes da eletrônica com ritmos tradicionais como a cumbia e a salsa, criando sons variados e inovadores. O programa tem o nome do festival, surgido em 2019, no Rio, reunindo artistas do Brasil e da América do Sul, em residências, debates e shows, e vai ao ar pela Rádio UFRJ sempre às terças-feiras, às 22h.

[Saiba+]

Um mergulho na discografia infantil que coloriu tantos momentos, tantas décadas e diversas gerações! Com apresentação de Luiza Giannini, o programa traz entrevistas com personalidades, poeminhas infantis, contos, crianças participando e muito mais! Uma boa surpresa a cada programa! Para os adultos, memória afetiva deliciosa! E, para o pequeno ouvinte, uma descoberta sonora preciosa! Então, é só juntar a família e aproveitar! Todo sábado, às 10h! Ficha Técnica: Idealização, roteiro, conteúdo e apresentação: Luiza Giannini. Plástica, produção e consultoria: Marcelinho da Lua e Bruno Galvão. Estudio: Tranquilo Soundz e Agência ZONE. Edição e montagem: Gabriel Reis. Colaborares: Paula Giannini, coletivo “As Contistas”, Gabriel Reis, Manuela Giannini, Marina Malfacini e Melissa Castro. Direção: Luiza Giannini. Agradecimentos: Ze Octávio Sebadelhe, Rádio UFRJ, Marcelinho Da Lua, Agência ZONE e Casa da Glória.

[Saiba+]