Conheça nossos programas
Navegue pelos episódios dos programas da Rádio UFRJ, selecionando a capa correspondente. Enquanto você escolhe o que deseja ouvir, pode continuar curtindo nossa programação ao vivo.
Em 5 de outubro de 2023 a Constituição de 1988 completará 35 anos. Promulgada no período de redemocratização, após 21 anos da ditadura civil-militar, a Constituição passou por diversas crises ao longo da sua vida, porém resiste. O programa, elaborado a partir dos trabalhos do Grupo de Estudos Críticos do Estado (CREST) da Faculdade Nacional de Direito, apresenta, por meio de uma linguagem dinâmica e acessível ao público, as conquistas e os desafios da Constituição, com a participação de estudantes que fazem parte do Grupo, além de docentes e personalidades convidadas.
[Saiba+]O programa aborda os 60 anos do golpe civil-militar (1964-2024). Seus episódios relembram fatos marcantes dos 21 anos de ditadura civil-militar, discutem os impactos do golpe sobre diversos setores da sociedade (arte, universidade e juventude, entre outros), e destacam a importância de não esquecer o passado, para a não repetição no presente e futuro. A produção é do Grupo de Estudos Críticos do Estado (CREST) da FND/UFRJ, com a coordenação da professora Eleonora Mesquita Ceia.
[Saiba+]Programa dos professores e professoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Notícias e comentários sobre educação, ciência, cultura e política toda sexta, às 10h com reprise às 15h, pela Rádio UFRJ e em diversas plataformas de podcasting.
[Saiba+]“Agroecologia é papo de cria” é um podcast documental sobre o projeto “Agroecologia Cultivando Saúde e Bem Viver nas Favelas”, realizado em comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro. Ao longo dos nossos seis episódios, você vai conhecer um pouco mais sobre a Serra da Misericórdia, os movimentos sociais que existem nessa região, como a agroecologia tem promovido saúde e bem viver nesses territórios populares. A Serra da Misericórdia é o último fragmento florestal da Zona Norte do Rio de Janeiro. Região mais populosa da cidade (com cerca de 2,4 milhões de habitantes), essa montanha é cercada por vinte e seis bairros, dentre os quais cinco complexos de favelas (Alemão, Penha, Juramento, Serrinha e Sapê). Desde 1997, moradores dessa serra constroem o Verdejar Socioambiental, um movimento social de base agroecológica, que tem desenvolvido uma série de atividades no campo da cidadania, do desenvolvimento local sustentável, da saúde coletiva e da preservação ambiental. O projeto “Agroecologia Cultivando Saúde e Bem Viver nas Favelas” é o eixo mais recente dessa longa jornada. Realizado em pouco mais de um ano (entre outubro de 2021 e fevereiro de 2023), durante a pandemia da doença por coronavirus, essa iniciativa combateu e mitigou o agravamento das condições de vida dos moradores das comunidades através de três eixos de atividades: emergenciais (voltadas à segurança alimentar, auto-cuidado e fomento ao lazer); estruturantes (com o fortalecimento de cinco hortas comunitárias e construção de uma cisterna de captação de água de chuva); e comunicação (com atividades de comunicação popular e a produção de mídias alternativas). Os podcasts “Agroecologia é papo de cria” é parte desse projeto. Se tratam de mídias sonoras documentais sobre a longa caminhada dessa ação coletiva. Realizado de modo participativo, foram protagonizados pelos moradores da Serra da Misericórdia que se envolveram com o projeto. FICHA TÉCNICA (produção coletiva): EQUIPE: Mariana Portilho – AS-PTA Rodrigo Morelato – FCS/PPGCOM/UERJ Marcelle Felippe – Verdejar Socioambiental Mara Carolina Sassara – Verdejar Socioambiental Rosane Barbosa (Negra Rô) – Verdejar Socioambiental Lawrence Rocha – Verdejar Socioambiental Lucas Fonseca de Lima – Verdejar Socioambiental REALIZAÇAO: Verdejar Socioambiental AS-PTA: Agricultura Familiar e Agroecologia CO-REALIZAÇAO: Centro Cultural Oca dos Curumins Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (EDUCAP) Centro de Etnoconhecimento Socio-Ambiental Cauiere APOIO: Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Laboratório Comunicação, Arte e Cidade (LabCAC-UERJ) Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local (COMUNI) Fundação de Apoio à FioCruz (Fiotec) Fundação Oswaldo Cruz Sistema Único de Saúde Brasil: união e reconstrução
[Saiba+]Produzido e apresentado por Marcelo Brissac, tem como tema a poesia sonora, bem como a poesia concreta. Parte do material vem do acervo da Fondazione Bonotto e outra parcela é de arquivo pessoal. A série traz repertório raro de artistas de vários países, como Tomomi Adachi, Zuzana Husárová, Augusto de Campos, Jaap Blonk, Anne le Troter, Gerhard Rühm, Décio Pignatari, Henri Chopin e Haroldo de Campos, e abre espaço, também, para os novos autores do Brasil e do mundo. Toda quinta, às 23h, na Rádio UFRJ.
[Saiba+]Saiba como anda a produção de pesquisa em Engenharia desenvolvida pela Coppe/UFRJ em prol da sociedade. O que está sendo feito pela Coppe e o que vem por aí, todas as sextas-feiras, às 10h, com reapresentação às 15h. Visite nosso site (http://coppe.ufrj.br/) e nos siga nas redes sociais.
[Saiba+]Broa com Café, um podcast sobre gastronomia, cultura alimentar e comida. Um papo leve e descontraído para os apaixonados pelo universo da gastronomia. Em sábados quinzenais, receberemos um convidado para conversarmos sobre um assunto que será o ingrediente principal nessa prosa. Então vamos colocar a mesa, tirar a broa do forno e passar um café, porque o Broa com Café está no ar. Apresentação, concepção, produção, captação e edição de áudio: Thomas Almeida Trilha Original: Thiago Silva Parceria: Rádio UFRJ
[Saiba+]Chá de Fita, psicodelia e música maldita! O programa Chá de Fita traz uma proposta de psicodelia expandida, apresentando músicas inusitadas com o propósito de “abrir a mente” do ouvinte para novas possibilidades estéticas e políticas, sem deixar de trazer, como pano de fundo, questões sociais importantes de nosso tempo, levando em consideração que a música sempre foi uma das formas de se criticar o poder instituído ao longo da história humana – e, em especial, as músicas psicodélicas, que nasceram na década de 1960 e acompanharam as novas demandas levantadas pelo maio de 1968. Músicas diferentes do padrão comercial da indústria fonográfica, canções desconhecidas, lados B e lados Z, bootlegs, gravações “perdidas”, ritmos marginais, artistas excêntricos, canções “cafonas” que a história oficial invisibilizou, música estranha do mundo de qualquer época: tudo isso você ouve no programa Chá de Fita, sempre com bom humor e consciência de classe. Aqui você só escuta o que você só escuta aqui! Chá de Fita, o programa que desprograma!
[Saiba+]A ciência está presente no que fazemos, usamos, consumimos e até pensamos. Ciência no Dia a Dia é um programa produzido e apresentado por Mariana Guenther, professora da Universidade de Pernambuco, que traz descobertas e curiosidades científicas e como elas podem ser aplicadas ao nosso cotidiano. A ciência aplicada e descomplicada!
[Saiba+]O Comunica Extensão é um programa da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ que traz informação e entrevistas, promovendo debates entre nossas ações extensionistas e conectando a cidade e o Estado do Rio de Janeiro ao seu circuito cultural, formativo e econômico. Ouça na #RádioUFRJ às terças, às 10h, com reapresentação às 15h.
[Saiba+]O que conecta você à Universidade? Toda segunda-feira, a Superintendência-Geral de Comunicação Social da UFRJ (SGCOM) apresenta um resumo com as principais notícias da Minerva. Acesse nosso site (www.conexao.ufrj.br) e nos encontre nas redes sociais (https://linktr.ee/ufrj.oficial).
[Saiba+]Produção realizada por estudantes do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ, com a orientação da professora Alessandra Vanucci. A direção geral é de Mariana Pantaleão. A peça, baseada na leitura do texto Vem Buscar-me que Ainda Sou Teu, de Carlos Alberto Sofredini, foi apresentada na e-Mostra Mais 2021. É dividida em três episódios e vai ao ar pela Rádio UFRJ (https://radio.ufrj.br/).
[Saiba+]Diálogos Cariocas 2020 é um espaço de debates acerca dos desafios e dilemas contemporâneos enfrentados pela cidade do Rio de Janeiro. O podcast foi desenvolvido a partir de ciclo promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ em parceria com o Departamento de Geografia da UFRJ, o laboratório de Geo-Hidroecologia (GEOHECO), o grupo de pesquisa Território e Cidadania da UFRJ e o projeto Diálogos Suburbanos. Reunindo diferentes setores da sociedade, múltiplas vozes, saberes e práticas, trata-se de refletir sobre problemas urbanos, interrogando seus fatores condicionantes, seus efeitos, desigualmente distribuídos, às soluções já experimentadas, seus limites e potencialidades. Trata-se também de formular propostas, de imaginar novos caminhos com vistas à necessária reconstrução das formas de viver a de habitar a cidade. Serão ao todo seis episódios lançados até as eleições municipais, momento em que os temas urbanos e locais ganham maior destaque. Em cada episódio, convidados de diferentes áreas de atuação propõem leituras, pontos de vista e compartilham suas experiências sobre um tema de impacto. Roteiro, produção e apresentação: Orlando Calheiros. Entrevistas: Orlando Calheiros e Carla Bezerra.
[Saiba+]O melhor da produção radiofônica dos estudantes de Jornalismo e de Radialismo da Escola de Comunicação da UFRJ, nas atividades práticas de disciplinas como "Radiojornalismo" e "Produção Radiofônica". Os conteúdos vão ao ar em horários variados na Rádio UFRJ. Importante: devido à pandemia de Covid-19 e aos riscos sanitários da utilização de estúdio, todo o material foi produzido com equipamentos caseiros.
[Saiba+]Apresentado por Ronaldo Canabarro, "Dissidências Sexuais" é um programa ao mesmo tempo leve e sério, que discute temas relacionados a gêneros e sexualidades "com muito bom humor e, claro, muito respeito". Cada episódio traz uma pessoa convidada diferente.
[Saiba+]O programa quer revelar o que há de melhor na música independente do Brasil. A cada quinze dias, um artista ou grupo é entrevistado e a conversa aponta os caminhos da criação, as escolhas na condução das carreiras, as influências e conexões entre o fazer dos músicos. Carlos Eduardo Lima (celulapop.com.br) e Ricardo Benevides conduzem o papo e comentam as canções em destaque. Ficha Técnica Curadoria e apresentação: Carlos Eduardo Lima e Ricardo Benevides Produção: AudioLab – Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação Social da Uerj Produção executiva: Gisele Sobral Edição e trabalhos técnicos: Leonardo Pereira Locução: Hannah Jacques Canção tema de abertura: Ricardo Benevides e Vitor Mourão Arte e design: André Flauzino Apoio: portal Célula Pop
[Saiba+]Programas avulsos e especiais da Rádio UFRJ, para você ouvir rapidinho e de uma vez só.
[Saiba+]"Eu e meu livro" é um programa bem curtinho em que um autor fala sobre seu próprio livro: a ideia inicial, o processo de criação, a relação com a obra. Os ouvintes vão ficar morrendo de vontade de ler!
[Saiba+]O Explicaê é um programa que busca responder perguntas frequentes de estudantes de graduação, principalmente quem está chegando à UFRJ. Extensão, bolsas, auxílios e as manhas dos sistemas da universidade são alguns dos temas da primeira temporada. A cada episódio, um convidado especialista na área compartilha dicas que sem dúvida irão te ajudar. Tem alguma dúvida? Alguma sugestão? Manda pra gente pelo instagram @radio.ufrj.
[Saiba+]O Faixa Cidadã pretende abrir novos canais de diálogo entre a universidade pública e a sociedade, após anos de desinformacão. Seu principal desafio é captar o que a sociedade espera da universidade, buscando promover uma maior compreensão do mundo acadêmico e dando voz à população, com o objetivo de fortalecer a democracia. O programa vai ao ar na Rádio UFRJ toda segunda, às 10h.
[Saiba+]As principais notícias do momento, contextualizadas e aprofundadas, com a participação de estudantes da disciplina Laboratório de Áudio, do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).
[Saiba+]Reportagens produzidas pela Rádio UFRJ, emissora educativa vinculada ao Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A reprodução é livre mediante crédito.
[Saiba+]Programa produzido e apresentado por pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes-UFRJ). Vai ao ar a cada duas semanas, às 10h, com reprise às 15h, na Rádio UFRJ.
[Saiba+]Informações com respaldo científico sobre plantas medicinais, alimentícias e tóxicas, abordando curiosidades, fatos históricos, fitoterapia e uso racional e seguro. O programa faz parte de projeto de extensão da Faculdade de Farmácia coordenado pelo prof. Leopoldo C. Baratto, que possui canais de divulgação científica nas mídias sociais Facebook e Instagram (@plantaciencia) e website (www.plantaciencia.com).
[Saiba+]Mulheres Intelectuais de Ontem e Hoje é um programa que aposta na construção de uma cultura e uma tradição que valoriza o trabalho intelectual de mulheres. Para isso, o programa apresenta semanalmente breves biografias e o pensamento de mulheres de diversas áreas, locais geográficos e tempos históricos distintos. O programa é desenvolvido em conjunto pelo Grupo de Pesquisa Decolonial Carolina Maria de Jesus, da UFRJ, e pelo Grupo de Estudos em Reflexão Moral Interdisciplinar e Narratividade (Germina), da UFSC.
[Saiba+]Programa do Laboratório de Etnomusicologia da Escola de Música da UFRJ sobre a diversidade de culturas musicais existentes no tempo e no espaço, seus produtores e espaços de circulação. Explora pesquisas sobre música indígena, música preta brasileira, música e religião, música em escolas, música na Maré e de blocos carnavalescos ou grupos de cabocolinho e suas interlocuções com culturas musicais no Brasil e no exterior.
[Saiba+]Inspirar mulheres e ajudá-las a chegar cada vez mais longe. Essa é a missão do Nasci Assim. Com o podcast, queremos dar visibilidade à trajetória de mulheres fantásticas que, muitas vezes, estão escondidas E, por meio dessas histórias, discutir temas pertinentes ao universo feminino. É ouvindo o que essas mulheres têm a nos dizer, sejam as que nasceram mulheres ou se tornaram mulheres ao longo de sua trajetória, que podemos nos fortalecer e amplificar nossa voz em diversos canais.
[Saiba+]O Observatório das Metrópoles, vinculado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), apresenta o seu Boletim Semanal com notícias sobre a vida nas cidades, como habitação, mobilidade, economia e meio ambiente. Vamos refletir juntos sobre os desafios metropolitanos colocados ao desenvolvimento nacional? Toda quinta-feira, às 11h, com reapresentação às 15h, na Rádio UFRJ e na sua plataforma de podcasting preferida.
[Saiba+]Observatório Lunar é o programa de entrevistas do Laboratório de Podcasts Narrativos da UERJ (LNAR). A cada episódio, conta com a participação de um profissional diferente que trabalha com este formato tão inovador e que tem ganhado cada vez mais o público brasileiro. Ao longo da temporada, apresentadores, roteiristas, diretores e editores revelarão ao Lunar um universo de histórias para se ouvir e contar. Um trabalho que presta uma homenagem à própria mídia podcast, que em 2024 completa 20 anos de existência. Apresentação e coordenação: Andriolli de Brites da Costa
[Saiba+]Ondas de Ódio é uma série de podcasts para você entender o papel que a televisão teve – e tem – na ascensão da extrema direita e na normalização do discurso de ódio no Brasil. Para além do inegável protagonismo das redes sociais, queremos compreender como o meio de comunicação mais popular do país contribuiu para a crise atual da nossa democracia. Vamos tratar da histórica convergência de valores e interesses entre políticos e donos de emissoras, programas jornalísticos populares e de entretenimento, apresentadores e comentaristas da TV aberta. Nossa escuta não se restringe aos fatos recentes e que culminaram em mais uma tentativa de golpe. Voltaremos no tempo, abordando desde as raízes clientelistas do nosso sistema midiático até o processo de formação da nossa sociedade, marcado por desigualdades e violências estruturantes, para desvendar os entrelaçamentos atuais entre discurso de ódio, mídia e política. Essa é uma série que apresenta os primeiros resultados da pesquisa de doutorado “Discurso de ódio na TV: a legitimação da retórica bolsonarista através do ataque à dignidade humana, às instituições e à democracia”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ por Rosangela Fernandes, coordenadora do CRIAR Brasil, e coorientada pelo professor da UFJF João Paulo Malerba, ambos narradores, roteiristas e idealizadores da série. Ondas de Ódio é uma série original do PodCRIAR, podcasts do CRIAR Brasil. O CRIAR Brasil é realizador do projeto que tem o apoio da Fundação Heinrich Böll Rio de Janeiro. A pesquisa é de Priscila Maia, a edição de áudio de Douglas Vieira. As gravações foram feitas no estúdio do CRIAR Brasil e a identidade visual é de Alexandre Bersot. O site foi desenvolvido por João Soares e Tanara Vieira. A coordenação do projeto foi de Marcia Vales. O programa foi aprovado na quinta chamada pública de seleção e veiculação de conteúdo da Rádio UFRJ.
[Saiba+]Programa produzido pela Rádio Batuta com a missão de pescar pérolas pouco conhecidas do acervo musical do Instituto Moreira Salles (IMS), voltado principalmente para discos em 78 rotações. A seleção dos fonogramas é do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos. O acervo está disponível no site discografiabrasileira.com.br.
[Saiba+]O Papo Desinformante é uma produção do *desinformante com a Realejo Filmes. Uma conversa semanal sobre desinformação e seus impactos na sociedade, com apresentação de saídas possíveis para o problema.
[Saiba+]Troca de ideias com artistas e pensadores que estão na linha de frente da inovação e da experimentação. Uma produção da Rádio UFRJ, no ar às quintas-feiras, às 16h, ou a qualquer momento na sua plataforma preferida.
[Saiba+]O PodÁrvore foi pensado com a finalidade de tornar o projeto de extensão Árvore da Vida mais acessível e inclusivo, levando a nossa Exposição Árvore da Vida para todos e todas que não podem por algum motivo nos ver. Em cada episódio apresentamos uma espécie que compõe a nossa coleção. Abordamos a morfologia, habitat, distribuição, curiosidades, informações evolutivas, grupo taxonômico inserido, status de conservação e localização na Exposição de maneira fácil e atrativa para todas as idades. Esse podcast tem a parceria da Fundação Cecierj que tem o apoio financeiro da FAPERJ para a gravação e edição dos episódios.
[Saiba+]Podcast de entrevistas com pessoas que lutam por diferentes direitos humanos no Brasil. Uma realização do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande de Norte (UFRN), com recursos da Pró-Reitoria de Extensão.
[Saiba+]Iniciativa do Grupo de Pesquisa e Extensão Prevenção a Violência Sexual da da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Prevenção em Foco é um podcast que, por meio de entrevistas, em um bate papo dinâmico, constrói um espaço para debater assuntos relativos a gênero, raça, sexualidade, violência, políticas públicas, legislação, saúde e outros temas que atravessam esse campo. Convidamos pesquisadores, professores, ativistas, profissionais da ponta e pessoas que reúnem todas essas características, que possam trazer novas visões e ideias para o debate.
[Saiba+]Programa de divulgação científica, produzido pela professora Mariana Guenther, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco. A cada episódio, um bate-papo leve e descontraído com pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, incluindo temas como vocações, descobertas, curiosidades, alegrias e os desafios da vida do cientista.
[Saiba+]Informativo semanal sobre o que rola no mundo dos esportes. Uma cobertura jornalística do que é notícia no cenário regional esportivo, brasileiro e internacional. Podcast produzido com a participação dos extensionistas da Rádio UFRJ, estudantes da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O programa vai ao ar às quartas, às 16h.
[Saiba+]Dados do último censo do IBGE (2022) mostram que 1,6 milhão da população brasileira é ou se autodeclara indígena. Pensando nisso, surgiu a "Rádio Aldeia", uma série de cinco episódios que nos ajuda a entender e a respeitar os saberes e tecnologias originários tanto dos indígenas aldeados como os de contexto urbano. O programa é uma produção resultante do Mestrado Profissional em Mídias Criativas (PPGMC) da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), aprovada na quinta chamada pública de seleção e veiculação de conteúdo da Rádio UFRJ. Os episódios vão ao ar às segundas-feiras, às 16h.
[Saiba+]O Resenha.mp3 é um programa onde a gente conversa e traça um panorama sobre músicas, artistas, álbuns e tudo que se insere no universo musical. Criado por jovens graduandos da Escola de Comunicação da UFRJ nascidos entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000, o Resenha.mp3 é uma ode à música da nossa geração. Nele, abordamos de tudo um pouco, desde a era dos mp3 até a maré de streamings, sempre com muita informação e bom humor.
[Saiba+]Programa dedicado às performances e criações musicais dos alunos da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A proposta é incentivar e divulgar a produção artística dos alunos de bacharelado, licenciatura, mestrado e doutorado da instituição.
[Saiba+]Reportagens de divulgação científica e tecnológica produzidas por estudantes de Comunicação em parceria com o Núcleo de Rádio e TV da UFRJ, fomentando a circulação do conhecimento produzido no âmbito da universidade. A reprodução é livre mediante crédito.
[Saiba+]Se você é nerd mesmo, então prova! Toda mulher nerd já deve ter sido questionada no contexto da cultura pop, como se esse não fosse o seu lugar. Afinal, ainda dizem que é tudo coisa de menino, né? Nesse programa, nós, Estela e Amanda, vamos investigar a posição da mulher dentro da comunidade nerd com entrevistas e histórias.
[Saiba+]Idealizado por integrantes do Laboratório de Estudos Africanos (LEÁFRICA) do Instituto de História da UFRJ, o programa traz debates temáticos entre especialistas, professores e ativistas africanos e brasileiros sobre história da África e conexões com o Brasil.
[Saiba+]Localizada na Rua do Passeio, no centro do Rio de Janeiro, a Escola de Música da UFRJ contribui desde 1848 na formação musical do país. Para conhecer mais das produções realizadas por essa escola centenária, apresentamos o "Som do Passeio", um programa que mistura entrevistas com personalidades da música e gravações tanto dos grupos musicais fixos da UFRJ quanto de outros projetos musicais.
[Saiba+]Quer ficar por dentro do som que rola nos palcos cariocas? Então, chega junto! O boletim Sonar Rio traz a agenda semanal de shows, com destaque para o circuito independente, além de coberturas exclusivas e um bate-bola com quem está fazendo a cena musical na Cidade Maravilhosa.
[Saiba+]Programa desenvolvido em projeto de extensão do Laboratório de Estudos em Atenção Primária da Faculdade de Medicina da UFRJ que traz outra perspectiva sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), alvo de narrativas enganosas de interesses contrários ao acesso universal e gratuito à saúde pública. Todas as terças, às 10h, na Rádio UFRJ.
[Saiba+]Ciência, inovação e tecnologia desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Tecnoversas apresenta as pesquisas e os projetos elaborados pelas cinco unidades do CT: Escola Politécnica, Escola de Química, Coppe, Instituto de Macromoléculas e Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides). O programa vai ao ar pela Rádio UFRJ a cada duas semanas, sempre às quintas-feiras, às 10h, com reapresentação às 15h. Ficha Técnica: Produção: Decania do Centro de Tecnologia e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe). Locução e Edição: Gabriel Savelli.
[Saiba+]Um mergulho na discografia infantil que coloriu tantos momentos, tantas décadas e diversas gerações! Com apresentação de Luiza Giannini, o programa traz entrevistas com personalidades, poeminhas infantis, contos, crianças participando e muito mais! Uma boa surpresa a cada programa! Para os adultos, memória afetiva deliciosa! E, para o pequeno ouvinte, uma descoberta sonora preciosa! Então, é só juntar a família e aproveitar! Ficha Técnica: Idealização, roteiro, conteúdo e apresentação: Luiza Giannini. Plástica, produção e consultoria: Marcelinho da Lua e Bruno Galvão. Estudio: Tranquilo Soundz e Agência ZONE. Edição e montagem: Gabriel Reis. Colaborares: Paula Giannini, coletivo “As Contistas”, Gabriel Reis, Manuela Giannini, Marina Malfacini e Melissa Castro. Direção: Luiza Giannini. Agradecimentos: Ze Octávio Sebadelhe, Rádio UFRJ, Marcelinho Da Lua, Agência ZONE e Casa da Glória.
[Saiba+]Reflexões sobre escutas, sociedade e artes sonoras. Organização: Arte Estranha Produção: Fabio Cadore, Lilian Nakahodo e Ricardo Thomasi Locuções: Apresentação dos programas: Lilian Nakahodo | Vinhetas: Ricardo Thomasi | Spot: Camila Fazin Apoio: Rádio UFRJ
[Saiba+]